Você está sendo redirecionado para a nova página do Brasil High Tech

27 maio, 2010 | Comente

Quando e como deve-se trocar o cooler do computador




Você já trocou o cooler do seu computador alguma vez? Se a resposta foi ‘não’, isto pode ser um problema. Muitos usuários não dão importância para o cooler e não se preocupam em limpá-lo ou ver se ele está funcionando corretamente. Isto pode acarretar uma série de problemas no computador, os quais raramente são associados ao cooler.
Qual o momento certo para trocar de cooler?
O superaquecimento dos componentes internos do computador gera uma série de dificuldade para o usuário. Além da possibilidade de queimar o hardware, a qual sempre existe, problemas secundários podem surgir, como o constante travamento da máquina ou o não funcionamento de algum componente. Todos estes incômodos podem ser evitados com atitudes simples, como limpar o cooler ou trocá-lo, quando estiver na hora.

Será que o cooler foi pelos ares? Mas como saber se é hora de jogar o cooler fora e comprar um novo?

Principais Sintomas



A temperatura elevada dos componentes pode fazer com que a máquina fique mais “preguiçosa”, o que acaba prejudicando, e muito, o desempenho do PC. Isto pode fazer com que o computar trave com muita frequência e sem motivo aparente.

Sendo assim, se o seu computador para de responder sem mais nem menos e você já passou o antivírus e certificou-se de que o PC não está infectado com nenhuma praga, desconfie de que o problema está no cooler.

Outro sintoma muito comum que pode ser notado em máquinas com o cooler estragadao é o não funcionamento de alguns componentes isolados. Placas de rede e pentes de memória são, na maioria das vezes, os primeiros a sentirem os efeitos do calor excessivo dentro do gabinete e pararem de funcionar, aparentemente sem motivo.

Um dos mecanismos de defesa do processador é a reinicialização. Desta maneira, quando temperaturas muito altas são atingidas, o processador para tudo o que está fazendo e reinicia o computador em uma tentativa desesperada de “refrescar” as coisas.

O que fazer para saber se o Cooler está ruim?



Desconfiar que os problemas os quais o computador vêm apresentando são causados por um cooler defeituoso é uma coisa, mas como confirmar se é realmente o cooler o causador de toda esta dor de cabeça? Bom, existem alguns procedimentos bem simples que podem ser adotados.

uma boa prática pode ser a instalação de algum programa que monitore a temperatura interna do computador. Com isso já é possível ter uma ideia se as coisas andam quentes no interior da máquina.

Everest Ultimate Edition, CoreTemp, Hmonitor e Hardware Sensors Monitor são apenas alguns exemplos de aplicativos que podem ser úteis para a realização desta atividade. Baixe-os aqui.

A temperatura está muito alta, o que devo fazer?



Primeiramente tehna calma, temperaturas entre 40 e 50°C podem ser consideradas normais nos processadores. Quando em cem por cento de sua capacidade de processamento, os processadores podem chegar a temperaturas de até 60°C. Caso você tenha notado que as coisas realmente andam quentes em seu computador, então é hora de fazer alguma coisa.

A primeira coisa a se fazer é limpar muito bem o cooler, livrando-o de toda e qualquer sujeira que impeça seu correto funcionamento. Para realizar esta tarefa sem problema e tomando todos os cuidados necessários.

Se mesmo depois de fazer aquela limpeza geral no cooler a temperatura no computador não melhorar, é hora de verificar se não há cabos impedindo a circulação do ar dentro do gabinete, ou mesmo prendendo as hélices do cooler, o que impede o trabalho de resfriamento do computador.

Caso nenhuma das estratégias descritas acima funcione, realmente está na hora de trocar o cooler do computador. A troca do cooler é bem simples e não requer nenhuma ferramenta específica para isto.

Qual o melhor cooler?



Dizer qual o melhor cooler para o computador é um pouco complicado. Tudo depende das configurações que a máquina possui. PCs mais potentes, com maior poder de processamento, logicamente exigem ventoinhas mais potentes para que elas deem conta de retirar o calor dissipado pelos componentes.

PCs comuns, como os que a maioria dos usuários possui, não exigem tanto processamento e como consequência não requerem um cooler tão potente. Como citado anteriormente, tudo depende das peças que compõem o computador.

Mais |
 

KeepGeek

2D || Dicas e Downloads

Castro Info Net

Copyright © 2009-2010 - Todos os Direitos Reservados | Brasil High Tech | Powered by Blogger.com | Google Analytics Alternative