Você está sendo redirecionado para a nova página do Brasil High Tech

04 janeiro, 2010 | Comente

Criando Criptografia com o BitLocker no Windows 7



Uma forma a garantir a segurança de seus documentos, a partir do Windows Vista, uma nova ferramenta foi disponibilizada pela Microsoft para criptografia, o “BitLocker”. Dessa forma, apenas pessoas autorizadas efetivamente poderão abrir unidades de disco ou documentos mediante senha ou “Smartcard”.

Outro uso interessante que pode ser acrescentado a esta ferramenta, por exemplo, seria criptografar a unidade na qual os arquivos de recuperação do sistema estão instalados, de modo que não possam ser facilmente acessados. O BitLocker está presente no Vista e Windows 7, porém somente nas versões “Ultimate”.

Como usar o BitLocker

Primeiro, entre no “Menu Iniciar”, “Painel de Controle” e “Sistema e Segurança”.

Em seguida, clique em “Criptografia de unidade de disco BitLocker”.

Uma nova janela é aberta e nela estarão listadas as unidades de armazenamento presentes no computador. Se você quiser utilizar o BitLocker em um pendrive, lembre-se de que ele precisa estar conectado para ativar esta função. Agora você deve escolher a unidade de armazenamento que deseja ativar o BitLocker e em seguida clique na opção “Ativar BitLocker”.

Uma nova janela é aberta para iniciar o processo de criptografia de dados. Você deve escolher o método que será utilizado para “desbloquear” a unidade alvo da operação. Você pode escolher fazê-lo por meio de um “Smartcard” (normalmente utilizado em ambiente de trabalho, se esse for o caso, você deve conversar com o gerente de informática) ou através de uma senha. Para utilizar este último método, selecione a caixa “Usar uma senha para desbloquear esta unidade” e em seguida digite a senha e repita no campo de confirmação.
A senha precisa ter no mínimo oito caracteres. Feito isso, clique em “Avançar” para continuar a operação.

Agora vamos começar o processo de criptografia propriamente dito. Na tela presente, clique em “Iniciar Criptografia” para que a operação seja automaticamente iniciada.

Você pode acompanhar o processo em tempo real através da barra de progresso presente no programa. Essa etapa pode tomar uma fatia de tempo considerável, variando conforme o tamanho da unidade.

Você pode observar que a proteção está ativada quando ela estiver com o cadeado dourado à volta do desenho da unidade. O cadeado na cor cinza, representa que o BitLocker está ativado, porém você “desbloqueou” a unidade mediante a senha ou “Smartcard”.
Essa funcionalidade está presente tanto no Vista quanto no Windows 7, porém conforme dito anteriormente, só para as versões “Ultimate”.

Mais |
 

KeepGeek

2D || Dicas e Downloads

Castro Info Net

Copyright © 2009-2010 - Todos os Direitos Reservados | Brasil High Tech | Powered by Blogger.com | Google Analytics Alternative