Nesse artigo mostrarei como é fácil criar uma chuva no flash usando somente actionscript. Tudo nesse artigo será feito em actionscript se você quiser simplesmente copiar o código e colar no seu flash ele já vai estar funcionando.
Vejam como é simples:
Vejam como é simples:
function chuva(qtd_pingo, vel_chuva){
_root.duplicador = qtd_pingo
for(i=0; i<=_root.duplicador;i++){
_root.createEmptyMovieClip("pingo" + i , i)
_root["pingo"+ i].moveTo(20,20)
_root["pingo"+ i].lineStyle(1,"0xcccccc", random(100))
_root["pingo"+ i].lineTo(20,3)
_root["pingo"+ i]._x = random(Stage.width)
_root["pingo"+ i]._y = random(Stage.height)
_root["pingo"+ i]._rotation = 135
}
onEnterFrame = function(){
for(i=0; i<=_root.duplicador;i++){
if(_root["pingo"+ i]._y>Stage.height){
_root["pingo"+ i]._x = random(Stage.width)
_root["pingo"+ i]._y = random(Stage.height)
}
else{
_root["pingo"+ i]._y += vel_chuva
_root["pingo"+ i]._x += vel_chuva
}
}
}
}
chuva(200,20)
Trabalhamos praticamente em função do modo createEmptyMovieClip Ele vai criar o objeto até o numero de pingos determinado. Abaixo eu gero o movimento dele e consequentemente sua velocidade, atribuida a função. O mais interessante é, quando o pingo sai da tela eu faço voltar para o stage mantendo um loop infinito dessas ações (if(_root["pingo"+ i]._y>Stage.height){). Gostaram? QQ dúvida estamos aeh! :)
Fonte: Plug Masters
Fonte: Plug Masters